Solidariedade

Queda nas doações de sangue chega a 30% no período entre dezembro e fevereiro

Maurício Araujo

Ano após ano, os meses de dezembro a fevereiro preocupam os bancos de sangue de Santa Maria. Isso porque, com o período de férias, muitas pessoas deixam de doar, diminuindo os estoques. Tanto o Hemocentro Regional de Santa Maria quanto o Banco de Sangue do Hospital de Caridade estão à procura de doadores, já que o número caiu cerca de 30% nos dois locais. Além disso, o horário disponibilizado para a doação nessa época do ano pode dificultar a vida de quem quer fazer uma boa ação.

O Hemocentro Regional abastece 16 hospitais da região e é responsável por cerca de mil coletas mensais. Mas o número, hoje, não chega a 700 coletas por mês, afirma a diretora da instituição, Carla Coelho. Segundo ela, a maior preocupação é com o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que recebe cerca de 80% do material colhido.

- A demanda do Husm está alta, e a procura das pessoas ao Hemocentro está baixa. Consequentemente, o estoque vai esvaziando - salienta a diretora.

Segundo ela, os tipos A negativo e O negativo estão praticamente zerados. No Banco de Sangue do Hospital de Caridade, a situação é a mesma. Conforme a responsável pela captação de doadores, Elisa Frizon Almeida, o estoque está abaixo do mínimo considerado ideal, que seria superior a 600 coletas por mês.

- Todo o ano temos dificuldades, mas, nesta época, fica pior. Precisamos de todos os tipos de sangue - afirma Elisa.

Há quem reclame que não consegue ir a tempo aos locais de doação nos horários disponíveis, já que as portas abrem em horário comercial e, em época de férias, só até as 14h. No Hemocentro, segundo a diretora, o horário não influência na doação. No Caridade, segundo a responsável, o horário de fechamento, às 14h, é fundamental para cumprir com outros protocolos, como a remessa diária de exames à Capital para realização de análises.

Seja um doador
- Hemocentro Regional _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Alameda Santiago do Chile, 35, perto do Fórum
- Banco de Sangue do Hospital de Caridade _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Avenida Presidente Vargas, 2.291, 2º andar
- Neste sábado, das 9h às 13h, o Banco de Sangue do Hospital de Caridade estará aberto

O que é preciso para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Levar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais
- Pesar 50 quilos ou mais
- Não estar em jejum
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Culto Ecumênico celebra centenário de fundador da UFSM

Próximo

Carro pega fogo e homem fica gravemente ferido em Caçapava do Sul

Geral